Boxty – St. Patrick Day

Fala minha gente! Fala meu povo! Fala juventude bonita desse Brasil endividado!

OBSERVAÇÃO: de maneira que a galera compra os Mac, os tênis, as maquilagem, tudo na gringa, não terei paciência para comemoradores do Dia do Saci. #DicaDoDia

Bem, 17 de Março comemora-se o Dia de São Patrício.

O St. Patrick é conhecido aqui, pelos tupiniquins, como um dia de altas bebedeiras, pessoas verdes e chapéus gigantes de leprechauns em busca do pote de ouro, que tem na verdade a cor da cerveja. Coincidência? Nunca saberemos.

“Aos 16 anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como um escravo. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste da Irlanda, mas o local exato é desconhecido. De acordo com sua confissão, Deus disse-lhe, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar em um navio e retornar a Bretanha.

O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses.” (PEDIA, Wiki)

Se ele falou, ou não, com Deus, por efeito de psicos que eu gostaria de ter conhecido na juventude, fica a questão. Se são 3 ou 4 folhas? Depende, se é que você me entendem…

A questão é que eu fui pesquisar a culinária irlandesa pra deixar o dia mais gordinho, comemorar em clima mais ameno e aproveitar o ensejo pra sabe, né, festejar.

Bom, o resultado foi descobrir uma maravilha! Adeptos fieis do consumo de batatas, os irlandeses também são muito fãs de bacon, essa divindade ainda não reconhecida. Embora não tenha usado bacon na receita, acompanhei com uma linguicinha maravilhosa apimentada e uns raminhos de brócolis, pra combinar com essa coisa verde toda.

SDC12115

3 batatas; ½ xícara de farinha de trigo; 1 colher de chá de sal; ¼ de xícara de leite 4 colheres de sopa de manteiga. Brasilidade: cream chease e pimenta do reino.

O nome dessa gordice dos deuses irlandeses é BOXTY. Uma espécie de panqueca que é super originales pra quebrar a rotina, e, ainda de quebra, dar aquele ar gourmetizador aí na sua vidaloka.

Confesso, que né, aqui não tem gourmet, não tem chefe, e quando a receita pesquisada mandou juntar farinha com leite APENAS, eu fiquei meio achando que já ia dar merda. Mas como eu tenho uma ritmo frenético, não ficou. É só juntar o leite, o sal a farinha e deixa-los bem homogêneos, que dá tudo certo. 

Enquanto essa “colinha” te espera, e com as batatinhas lindas já descascadas, você rala rala rala rala uma batata e tira o amido dela pressionando com uma colher numa peneirinha.

Apenas fiquem chocados com a água do amido.

Apenas fiquem chocados com a água do amido.

Na sequência joga na misturinha e já parte pra próxima batata, afinal, a fila anda. No fim do processo, mistura tudo e pensa: cara, eu sou uma pessoa malandríssima, não tem nada grudando aqui. Se grudar, volte três casas. 😦

 I KING THE WORLD.

I KING THE WORLD.

Coloca um naco bacanudo de manteiga – viu, manteiga, não margarina, numa frigideira querida, e espera ela derreter no fogo alto. Só cuidado pra não queimar, se não fica chato. Aí meu, pega com uma colher uma porção, como se você estivesse colocando panquecas e deixa fritas por três minutos cada lado. 

Bom, como eu, Anandha, não deixo as coisas assim, eu inventei uma maneira de deixar a coisa ainda mais turbinada. Depois de fritinhas, eu empilhei e fiz torres intercalando cream chease e finalizei no forno, enquanto fritava as linguicinhas. O brócolis foi pra aliviar a coisa toda e acompanhei com uma Black Princess, já que não encontrei uma única Guiness pra acompanhar. Incrível como harmonizou tudo.

Sendo muito irlandês.

Sendo muito irlandês.

E é isso galera saudável. São três ingredientes e uma nova maneira de aproveitar aquela velha batata-tata que amamos muito. Não sou chef, não sou blogueira, não sou gourmet. Sou apenas um rapaz latino americano uma pessoa que quer dividir o comer nosso de cada dia. Muita sorte!

SDC12149

Deixe um comentário

