Palha italiana: nada mais, nada menos, do que um salame doce

 

Provando que cozinha é cultura e história, e dando sequência às receitas italianas, vamos começar. O que é “palha italiana”? A mistura de brigadeiro e biscoito maisena. Um derivado brasileiro, do “Salame di Cioccolato” (salame de chocolate, né), produzido na Itália. A palha italiana não é italiana. É brasileira. E raízes a parte, incrível.

O meu resultado não ficou como as fotos que eu vi na internet. Mas o doce ficou super saboroso. Não sei se foi porque eu deixei muito fino, não coloquei a quantidade suficiente de biscoito maisena, ou ainda, triturei a bolacha demais. Mas é algo que o tempo vai se aprimorar, afinal, aqui é guerrilha e a batalha não está perdida.

O lance é fazer um brigadeiro. Com leite condensado, manteiga e CHOCOLATE EM PÓ. Quebrar um pacote de biscoito maisena (eu usei meio) e, depois de pronto, jogar os pedaços, formando uma massa. Em seguida, jogar na pia de mármore, deixar esfriar e cortar em quadradinhos. Eu usei uma bandeja com teflon, porque não tenho essa pia em casa, e coloquei na geladeira. Pode ter sido isso que não deixou ele alto e gordinho. Mas técnicas a parte, comi quase metade da bandeja numa tacada só. Tem uma textura delícia que merece ser reproduzida sempre, sempre, até ficar linda como as que eu vi.

Faça o teste você também. Quem sabe o seu não fica bonitão? 

Deixe um comentário

