Você só não sabia o que era, mas já comeu ragú

ImagemPor que um blog que leva no nome “ovo frito” não começa com uma receita que leva o tal ingrediente? Pergunta agora o leitor.

Acontece que no começo do mês (bons tempos, bons tempos) eu fiz uma compra no Mercadão Municipal da Lapa, aqui em SP. E nela estava essa maravilhosa massa caseira, comprada no Empório Diamante da Lapa (box 48). Ainda há alguns resquícios da compra, e esse foi um deles.

Aí eu pensei, pô, vou fazer com um molho bem bacana, afinal, essa massa desperta a parte do meu ser herdada pela parte materna: a italiana. Eu cresci abrindo gigantescas massas italianas com vovó. Era um momento só nosso. Lembro como se fosse hoje.

E de prima pensei em fazer um molho ao sugo caseiro, que bastaria, e tornaria a massa em si a patroa da situação. Logo, me lembrei que outro ser habita minha vida. E é homem. Portanto, uma carninha é sempre bem vinda, pra dar aquela “sustância”.

O ragú nada mais é do que a carne cozida no molho por um bom tempo. E existem dois principais tipos: o bolonhesa e o napolitano. Bolonhesa? Não quis. Sempre que pensamos em molho de macarrão + carne vem logo o bolonhesa.

Aí eu lembrei da vó de novo… preparando aqueles cubos maiores de carne na pressão (moderna, hem), que desfiavam no molho, e que se colocava no pãozinho, escondida, antes do almoço. Esse tipo o wikipedia chama de napolitano.

Mas aqui, eu chamo bolonhesa de bolonhesa, e ragú de ragú. Podemos fechar assim? E é tão barato quanto a carne moída, mas o preparo e o corte da carne são diferentes. Apenas.

Depois de comer, eu tive aquela sensação de que vovó tava aqui pertinho. E sempre que faço uma massa comum ou uma massa “bala na agulha” eu sinto isso. Vai ver que esse é o motivo pelo qual eu ame tanto preparar todas as massas possíveis do mundo todo, sem enjoar.

E se você acha que a poesia acaba aí, se enganou. Quem disse que não vai ovo na massa do macarrão? Água, farinha e ovo. Tem coisa mais poética, mais antiga e tão delícia?

A primeira receita do Blog da OFE tem um sabor a mais: o de estreia. Espero que gostem, pois estamos aqui para melhor atende-los.

Deixe um comentário

